15.4.15

Um Monkey Bundt Cake de Primavera

Tenho andado pouco produtiva por aqui, mas por vezes sinto uma vontade de ficar um pouco longe de todo este mundo virtual. É tão fácil uma pessoa perder a noção do tempo, enquanto vagueamos por uma página e outra e outra, que quando "acordo", por vezes o primeiro pensamento que flui é que deveria ter usado esse tempo que se foi, com as pessoas reais que amo e que estão aqui ao lado, no meu dia-a-dia, ou pelo menos, para dormir (quando me vejo distraída a horas em que devia estar na cama)!! Pelo que quando esse pensamento vira uma constante, aí eu paro e deixo os meus dias com outras distracções, porque sinto que tem de ser assim. 




Mas falemos do que me traz aqui hoje, o desafio da Bundtmania, que neste mês passa-se no lindo blog da Lia e cujo tema são os Monkey Bundt Cakes. O Monkey Bundt não é uma novidade aqui no blog, pois já fiz um post com um dos meus favoritos que podem espreitar aqui. É que se ainda não repararam, eu gosto tanto de fazer pães (em particular, pães doces) como bolos, e se tiver tempo livre, acreditem que será pão o que irá sair do forno.



Inspirada pela Páscoa, na Sexta-feira Santa fiz um Monkey Bundt com uma massa de folar e muita manteiga (já não me lembrava de gastar uma embalagem inteira de manteiga num único bolo!!!), açúcar e canela a envolver as bolinhas, porém depois o meu sentido de prioridade foi ao ar, e o bundt ficou no forno mais tempo do que devia, tendo acabado quase queimado, ou melhor bastante caramelizado! Não deixou de ficar muito saboroso e desapareceu em pouco tempo, mas como faltava o adjectivo lindo, resolvi-me dedicar a outro, uma semana depois.
A parte da quantidade enorme de manteiga que acabei por gastar no primeiro Moneky Bundt deixou-me um pouco preocupada, não enquanto saboreava, claro...nesses momentos o meu cérebro apenas se foca nos sentidos, paladar e cheiro.  Mas depois dos excessos de uma época como a Páscoa, a verdade é que queria um resultado bem mais leve e menos doce. 
E é assim, este Monkey Budnt Cake, doce q.b., com pouquíssima gordura, e mesmo assim uma massa húmida e saborosa, graças à cenoura e maçã, complementada com uma crosta de coco, laranja e amêndoa.


Monkey Bundt Cake de Cenoura, Coco e Amêndoa (Vegan)
adaptado daqui




sumo e raspa de 1 laranja
água q.b.
2 colheres de sopa de geleia de arroz
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de chá de sal marinho
1 cenoura média
1 maçã grande
1 colher de sopa de mistura de especiarias* ou canela em pó
1 colher de sopa de sementes de linhaça moída
500g de farinha T65
25g de fermento de padeiro fresco


Para envolver:
sumo de 1 laranja
1 colher de sopa de margarina ou manteiga
1 colher de sopa de geleia de arroz
2 colheres de sopa de açúcar puro de cana
raspa de 2 laranjas
1 chávena de coco ralado
1 chávena de amêndoa moída








Untar uma forma de bundt grande com azeite, de modo a toda a superfície ficar bem untada. Reservar.

Preparação na Bimby:
Colocar no copo seco a raspa de laranja e pulverizar na vel 9, baixar e repetir.
Adicionar a cenoura e a maçã, 5 seg + vel 5. Retirar e reservar.
Colocar no copo o sumo de laranja e completar com água até obter 250g. Juntar o óleo de coco e a geleia de arroz: 1,30m + 37ºC + vel 1.
Adicionar ao copo a cenoura, a raspa de laranja e a maçã reservada, o sal, as especiarias e a farinha. Desfazer o fermento na farinha com as pontas dos dedos: 10seg + vel 6, 3 min + vel espiga.
Verificar se a massa estiver muito agarrada às paredes do copo, polvilhar as paredes com um pouco de farinha e voltar a amassar na velocidade espiga mais uns segundos.
Deixar repousar a massa dentro do copo até esta levantar a tampinha de medida. Logo que isso aconteça, pressionar a massa com as mãos para retirar volume e 1 min + vel espiga.




Preparação na Máquina do pão:
Ralar a cenoura finamente e a maçã grosseiramente. 
Ralar a raspa de 1 laranja e retirar o sumo da mesma.
Colocar o sumo e raspa da laranja numa chávena de 250ml e encher a chávena com água até ficar cheia.
Numa taça que dê para ir ao micro-ondas, colocar o sumo e água, a geleia de arroz e o óleo de coco e aquecer durante 30 seg na potência máxima, mexendo a meio e no final para ajudar a derreter bem a gordura. Colocar esta mistura na cuba da máquina.
Juntar na cuba da máquina os restantes ingredientes indicados pela ordem acima descrita. Desfazer o fermento na farinha com a ponta dos dedos. Correr o programa de amassar (na minha máquina é de 15 minutos). No final do programa, se a massa estiver muito colada às paredes da cuba, polvilhar com mais farinha e correr novamente o programa de amassar.
Retirar a massa para uma taça grande, untada com azeite, e cobrir com película aderente e um pano grosso. Deixar a massa dobrar de volume, cerca de 1h30, num sítio abrigado, tipo o micro-ondas. 




Preparação Tradicional:

Ralar a cenoura finamente e a maçã grosseiramente. 
Ralar a raspa de 1 laranja e retirar o sumo da mesma.
Colocar o sumo e raspa da laranja numa chávena de 250ml e encher a chávena com água até ficar cheia.
Numa taça que dê para ir ao micro-ondas, colocar o sumo e água, a geleia de arroz e o óleo de coco e aquecer durante 30 seg na potência máxima, mexendo a meio e no final para ajudar a derreter bem a gordura. Juntar o sal e mexer.
Misturar a farinha com as especiarias e a linhaça. Desfazer o fermento com a ponta dos dedos na farinha.
Fazer um vulcão com a mistura da farinha e no meio colocar a mistura líquida. Envolver e amassar bem a massa com as mãos, até ficar suave. Adicionar a cenoura e a maçã ralada e voltar a amassar até ficar bem envolvida. Se a massa estiver muito seca, adicionar água morna, se estiver muito pegajosa, adicionar farinha aos poucos e continuar a amassar até que se consiga formar uma bola macia.
Colocar a massa numa taça grande, untada com azeite, e cobrir com película aderente e um pano grosso.
Deixar a massa dobrar de volume, cerca de 1h30, num sítio abrigado, tipo o micro-ondas.




Continuação da preparação bimby, máquina de pão ou tradicional:

Entretanto levar o sumo da laranja, a margarina e a geleia de arroz ao lume brando, até derreter a gordura. Obtém uma mistura líquida que têm de deixar arrefecer, até ser possível colocar o dedo sem se queimar.
Misturar numa taça o coco, a amêndoa, a raspa de laranja e o açúcar. 
Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e, com um rolo de massa, estendê-la num formato rectangular de 50x40 cm. Cortar a massa aos quadrados pequenos, de modo a obter cerca de 50 pedaços, que se enrolam para formar pequenas bolas.
Passar cada bola na mistura líquida e depois na mistura seca do côco e amêndoa, e colocar na forma reservada. 
Se no final, ainda tiver algum líquido, vertê-lo para dentro da forma.
Tapar a forma com um pano grosso e deixar levedar novamente por mais 30 minutos.
Entretanto, pré-aquecer o forno a 180ºC.
No final do tempo de levedação, levar a forma ao forno e deixar cozer durante uns 25 a 30 minutos. Vigiar, e se a superfície começar a ficar queimada a meio do tempo, colocar uma folha de papel de alumínio para proteger.
Retirar e deixar arrefecer uns 10 minutos numa rede.
Passar uma faca à volta para desprender as laterais e o centro, e desenformar com cuidado. Se alguma bolinha ficar presa, basta repor no puzzle que é o Monkey Bundt.



Este "pão" num belo formato tipo puzzle de bolinhas delicioso, que dá vontade de tirar e devorar, até acabar, tem sabores que me lembram estes últimos dias (hoje não conta que está muito cinzento), a Páscoa e a Primavera! Ficou perfeito, e espero que as meninas Bundette Lia e Mena apreciem esta minha contribuição.
Se quiserem um extra de gulodice aconselho uma mistura de iogurte grego adoçado a gosto e raspas de laranja. É tão boomm!!...nem tirei uma foto das bolinhas com a cobertura, de tão distraída que estava a prová-las. Isso e um cão desejoso de liberdade acabou mesmo com a sessão fotográfica. Mas tudo bem, a espera entre tirar fotos e poder finalmente provar as gulodices, acaba até com a minha própria paciência!