14.8.14

A gulosa rende-se a um bolo salgado!

Estes meses de férias dos miúdos alteram completamente as nossas rotinas e hábitos em relação ao resto do ano. Se por um lado fico um pouco triste por não conseguir acompanhar a blogsfera como gostaria, a verdade é que sinto que há que aproveitar ao máximo estes dias. Quer seja dia de trabalho ou de descanso, basta o cheiro do mar para nos revitalizar, e os passeios depois do jantar tornam-se quase obrigatórios e prolongam-se pela noite fora, até que o mais pequeno indique que a energia já acabou, e que a cama o chama. Chama-nos a todos, que mal atravessamos a porta da entrada, é uma questão de minutos e já toda a gente dorme, esgotada. São grandes os dias, mas passam depressa demais, como bem dizem os miúdos!

O que também passou, depressa demais, foi o prazo para a 10ªedição da Bundtmania, e que apesar de ter sido aumentado para dois meses (simplesmente o dobro!), lá me encontrei eu a correr contra o tempo, para fazer um bundt para as meninas Lia e Mena, e manter o meu, "não muito bom e a melhorar", hábito de chegar um pouco em cima do final, mas completamente determinada a não repetir o erro da última edição.

O tema desta edição são Bundt Cakes Salgados para um piquenique. Em jeito de piada cósmica, o dia que eu determinei para fazer o bundt, foi um dos dias mais cinzentos, frios e chuvosos dos últimos tempos, nada a ver com dias para piquenique e lá foram os meus planos, para fazer fotos na praia, levados pela chuva. Portanto, picnicar só dentro de quatro paredes. 



Bundt de Atum, Banana, Azeitona e Pimento Verde
adaptado da receita de muffins da pagina 29 do livro Velocidade Colher, de Susana Gomes

125g de farinha de trigo integral
125g de farinha de trigo com fermento
1 colher de café de fermento
40g de azeite
40g de óleo
50g de leite
1 iogurte natural
2 ovos
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 banana, esmagada com um garfo
80g de queijo mozarella ralado
150g de atum ao natural
20g de azeitonas pretas, partidas aos bocadinhos
30g de pimento verde, cortado aos quadradinhos
1 colher de chá de cebola picada (opcional)
1 colher de café de orégãos secos
sal q.b.

Untar muito bem uma forma de bundt com azeite. Eu usei uma de silicone, pelo que só a passei por água. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Tradicional:
Misturar numa tigela as farinhas com o fermento.
Numa outra tigela, juntar o azeite, o óleo, o leite, o iogurte, os ovos, a polpa de tomate, a banana, o sal e os orégãos, bater bem até ficar tudo homogéneo. 
Adicionar o queijo, o atum, as azeitonas e o pimento, e por fim as farinhas reservadas, e envolver tudo até ficar bem misturado.
Verter para a forma reservada e levar ao forno pré-aquecido, até a parte de cima ficar dourada, e passar no teste do palito.
Colocar a forma numa rede a arrefecer durante uns 10 a 15 minutos, antes de desenformar.
Deixar o bolo arrefecer completamente em cima da rede. Servir à temperatura ambiente ou frio, acompanhado com uma salada a gosto.





Bimby:
Pesar no copo as farinhas e o fermento, em seguida: 2 seg + vel 3.
Retirar e reservar.
Colocar no copo o azeite, o óleo, o leite, o iogurte, os ovos, a polpa de tomate, a banana, o sal e os orégãos: 30 seg + vel 4.
Adicionar o queijo, o atum, as azeitonas e o pimento, e por fim as farinhas reservadas: 15 seg+ vel 3, colher inversa.
Acabar de envolver com a espátula e verter para a forma reservada.
Levar ao forno pré-aquecido, até a parte de cima dourar e passar no teste do palito.
Colocar a forma numa rede a arrefecer durante uns 10 a 15 minutos, antes de desenformar.
Deixar o bolo arrefecer completamente em cima da rede. Servir à temperatura ambiente ou frio, acompanhado de uma salada a gosto.




Eu como gulosa que sou, viro-me mais rápido para bolos doces, do que salgados mas este bolo foi uma surpresa muito, muito boa! Eu fiquei viciada, e o facto de comer fatia, atrás de fatia, sem me dar conta, demonstra-o bem. A textura é super macia, que suponho que terá sido da adição da banana, e que apesar de não se notar no sabor, dá um toque bem especial. 
Madames Bundettes, Lia e Mena, obrigada pela sugestão desta edição, afinal eu sou gulosa é por bons bolos, doces ou salgados!