14.12.14

E a minha cozinha cheira maravilhosamente...

E no último dia, na última hora para o fecho da 14ª edição da Bundtmania e com vontade de partir de vez o meu computador, eis o meu bundt com fruta outonal e especiarias. A fruta escolhida só podia ser a maçã, a minha fruta preferida, mais do que os maravilhosos frutos vermelhos e até mais do que chocolate, os bolos e as tartes com este fruto são os únicos capazes de me prender os olhos em qualquer montra de pastelaria.




Bundt de Maça e Especiarias

2 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de amêndoa moída
1 colher de mistura de especiarias*
1 pitada de sal
1 colher de café de baunilha em pó ou essência de baunilha
1 chávena de açúcar amarelo
70 ml de geleia de arroz
1/2 chávena de óleo
2 iogurtes gregos açucarados
3 ovos
3 maçãs, cortadas aos quadradinhos
3/4 chávena de nozes, partidas grosseiramente

Molho:
1 colher de sopa cheia de geleia de arroz
1 pitada de mistura de especiarias*
1 pitada de canela
1 colher de sopa de leite
1 colher de sopa de água

*ver receita aqui

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar muito bem e enfarinhar uma forma de bundt grande. Reservar.
Misturar a farinha, a amêndoa, as especiarias, o sal, a baunilha em pó. Reservar.
Noutra tigela bater bem o óleo, o açúcar, a geleia e um dos iogurtes até estar homogéneo. Caso use essência de baunilha em vez de baunilha em pó, adicionar aqui.
Adicionar os ovos, um a um, batendo bem entre as adições.
Batendo sempre, juntar 1/3 da mistura da farinha e em seguida, metade do outro iogurte.
Adicionar outro 1/3 da mistura da farinha, o restante iogurte e depois finalizar com o ultimo terço da farinha.
Bater apenas até ficar tudo incorporado.
Juntar as nozes e as maçãs, e envolver suavemente.
Verter a mistura para a forma reservada e levar ao forno durante 35 a 40 minutos até o palito sair seco.
Deixar arrefecer dentro da forma, em cima de uma rede, pelo menos uns 20 minutos antes de desenformar.
Entretanto preparar a calda  juntando todos os ingredientes e levar ao micro-ondas uns 15 segundos até a mistura ficar mais líquida.
Depois do bolo desenformado, pode optar por pincelar o bolo com a calda e servir à parte numa molheira o excedente para cada pessoa que queira acrescentar mais, ou verter a calda pelos sulcos do bolo.




O cheiro que enche a cozinha enquanto este bolo está no forno é divinal! O sabor com a calda é de bradar aos céus para quem adora especiarias, como eu! Fiquei com séries dificuldades em não comer metade do bolo, mas tenho que me controlar, este mês é muito complicado para uma gulosa como eu!

14 comentários:

  1. Querida Gori,
    Eu também adoro maçã e em bolos então, amo mesmo e muito!!
    Amei este teu lindo bundt que com a maça conjugada com as especiarias utilizadas, só pode ser mesmo delicioso e sim, consigo imaginar o cheirinho que espalhou pela casa enquanto cozia!!
    Muito obrigada por mais uma linda e deliciosa participação nesta nossa bundtmania.
    Beijinhos,
    Lia.

    P.S. - Por favor não partas o PC senão como vais publicar mais bundts lindos como este...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lia,
      Não o posso partir, que o Pai Natal não me vai dar outro, e preciso do traste velho para publicar bundts, entre outras coisas menos importantes ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro maçã, embora não a coloque no topo das minhas preferências como tu ! :) :)
    Mas uma sobremesa ou um bolinho de maçã é algo que sempre me atrai e a que nunca resisto, por isso este teu Bundt tão lindo e tão aromático faria as minhas delicias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,
      Eu sou gulosa por muitas coisas, mas só a maçã me provocava leves desejos durante as minhas gravidezes. É mesmo o fruto da tentação no meu caso :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Tão apetitoso este teu Bundt, Gori!
    A clássica combinação de maçã com canela nunca mas nunca falha e é impossivel não adorar! Com mais especiarias então é simplesmente perfeito.
    Gostei imenso de interior do bolinho :)
    É curioso como não ligo muito a maçã ao natural, apesar de comer, mas em sobremesa adoro!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      A combinação maçã e canela é a que mais usei ao longo dos anos em receitas com maçã, mas este grupo de especiarias fica fantástica com ela. Já a tinha experimentado em pão doce de maçã e foi uma revelação, assim como neste bolo. Agora irei experimentar em tarte e crumble de maçã :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Também adoro maçã e está mesmo bonito este teu bolo, como todos os que fazes :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Que lindo que ficou :)
    Eu também gosto imenso de maçã (mas não mais do que chocolate!) Ehehe
    Adoro as especiarias usadas, canela, gengibre, cardamomo, que boom :) Já lhe sinto o cheiro e imagino o sabor!
    E esse molho a regar o bolo parece ser bem tentador :)
    Posso ficar com essa fatia?
    (Não partas o computador! Não ajuda nada! às vezes é mesmo a vontade que dá eheh)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      Poderias ficar com as que quisesses, se ainda houvesse bolo, mas já se foi! Eu tive que partilhar com outros gulosos como eu, não ficava bem eu comer metade do bolo :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Imagino o cheiro, e é difícil resistir a olhar só!
    Um bolo lindo, daqueles mesmo de fim de semana, para acompanhar um chá.
    Adoro bolos com mação, nozes, amêndoa e especiarias, que maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,
      Quando o cheiro é assim fantástico, torna-se muito difícil fazer fotos, apetece atacar o bolo mal sai do forno, mas consegui controlar-me uns minutos ;)
      Beijinhos

      Eliminar