14.11.14

O meu Bundt Cake Roll with a Twist

E não é que já passou um mês desde a minha última publicação! Juro que há dias em que eu não entendo como o tempo me escapa. E não é que não tenha cozinhado, pelo contrário! Já a máquina fotográfica é que não têm trabalhado tanto. Têm sido várias as vezes em que por falta de paciência, não tenho tirado fotos de receitas que fiz e que me surpreenderam. Mas um dia, eu emendo-me ou talvez não!

Mas vamos à receita de hoje e que me deixou muito entusiasmada. Não sei se já o disse por aqui, mas eu adoro fazer pão doce! E por estranho que pareça, a falta de paciência que eu demonstro em várias aspectos do dia a dia, não surge quando me dedico a fazer uma receita assim, pelo contrário, este processo acalma-me. Claro, que o facto de eu me dedicar a receitas destas ao fim de semana, em que o tempo é mais meu, influencia muito.




Pois então, o tema da Bundtmania deste mês é "Bundt Cake Roll with a Twist", o que segundo a Mena, a anfitriã desta edição, significa caracóis docinhos com canela e recheios à nossa imaginação, desde que apresentados numa forma de bundt. Posso dizer, que esta foi a primeira edição em que mal eu soube o tema, bastou-me uns minutos a pensar no assunto para ficar com uma ideia clara do que queria fazer. E foi assim que surgiu esta delícia.





Bundt Cake Rolls de Batata Doce e Canela com Recheio de Maçã
adaptado daqui

Massa:
1 chávena de leite morno (usei leite de aveia)
1 colher de sopa de mel
2 ovos, batidos
2 chávenas de puré de batata doce*
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de sal
2 e 1/2 chávenas de farinha T65
1 colher de sopa de mistura de especiarias, ver aqui
2 chávenas de farinha integral
25g de fermento de padeiro ou 8g de fermento seco


Recheio:
4 maçãs raladas grosseiramente
sumo de 1/2 limão
1/4 chávenas de uvas passas ou sultanas douradas
1/4 chávena de nozes partidas grosseiramente
1 colher de sopa de amido de milho (Maizena)
2 colheres de sopa de manteiga derretida
mistura de açúcar e canela q.b.**

*cozer 2 batatas doces médias cortada aos cubos numa panela com água até estarem macias, escorrer bem a água e depois triturá-las em puré. Infelizmente as minhas batatas não tinham aquela cor laranja, que faria a massa ficar com uma cor muito bonita!
**Misturar açúcar amarelo, açucar branco ou mascavado claro e canela a gosto

--------------------------------------

Comecemos pela Massa:

Máquina do Pão
Colocar todos os ingredientes pela ordem indicada, e desfazer o fermento de padeiro na farinha, com a ponta dos dedos.
Programar o ciclo que amassa, na minha máquina é de 10 minutos. Repetir o ciclo.
Formar uma bola e retirar para uma tigela untada com azeite.
Tapar com película aderente e um pano de cozinha e colocar num sítio ameno, como o micro-ondas.
Deixar repousar cerca de 1h30m, até dobrar de volume.

Bimby
Colocar no copo o puré, os ovos, o leite, o azeite, o mel e o sal: 15seg + vel 6.
Adicionar as farinhas e as especiarias. Desfazer o fermento de padeiro com as pontas dos dedos na farinha: 20seg + vel 6 e depois 3 min+vel. espiga.
Formar uma bola e retirar para uma tigela untada com azeite.
Tapar com película aderente e um pano de cozinha e colocar num sítio ameno, como o micro-ondas.
Deixar repousar cerca de 1h30m, até dobrar de volume.

Tradicional
Aqueça ligeiramente o leite com o mel e dissolva o fermento. Deixe repousar uns 10 minutos para activar o fermento.
Misture o puré com as especiarias, os ovos e o azeite e 1 colher de farinha T65. 
Faça um vulcão com as farinhas e o sal. No meio coloque o leite e a mistura do puré.
Amassar durante uns 10 minutos até ficar uma massa macia e deixar de colar às mãos. Se necessário, adicionar mais farinha.
Formar uma bola e retirar para uma tigela untada com azeite.
Tapar com película aderente e um pano de cozinha e colocar num sítio ameno, como o micro-ondas.
Deixar repousar cerca de 1h30m, até dobrar de volume.

----------------------------------------------

Entretanto prepare o recheio:
Descascar as maçãs e ralá-las com um ralador grosso. Na bimby, 4 seg + vel 5.
Regar com o sumo de limão.
Polvilhar com 2 colheres de sopa de mistura de açúcar com canela a gosto e misturar bem com uma colher.
Adicionar o amido de milho, as uvas passas e as nozes. Envolver. Reservar.

Untar muito bem uma forma de bundt grande com manteiga e polvilhar com farinha, sacudindo o excesso. Reservar.
Depois da massa repousar, retirar algum ar à massa e dividi-la em 2 partes iguais.
Com o rolo da massa, estender uma das partes num rectângulo grande.
Pincelar a massa com a manteiga derretida e polvilhar com uma camada da mistura de açúcar e canela.
Enrolar, como se fosse uma torta. 
Cortar o rolo em fatias de espessura de 1 dedo.
Repetir o mesmo processo com a restante massa.
Espalmar ligeiramente cada fatia obtida, e colocá-las na forma de bundt, de modo a forrar o fundo e as laterais. 
Espalhar o recheio de maçã reservado pelo meio.
Cobrir o recheio com as restantes fatias espalmadas.
Tapar a forma com película aderente e um pano de cozinha, e deixar repousar mais 20 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Levar a forma ao forno aproximadamente 25-30 minutos, até ficar dourado.
Retirar e deixar repousar numa rede durante uns 15 minutos.
Desenformar e pincelar o bolo com geleia derretida.




O sabor destes caracóis é de bradar aos céus, canela e maçã em doses generosas, como não gostar?!?! E quem diria que caracóis numa forma ficavam tão giros!?! Bom, diziam as meninas Lia e Mena, que com toda a razão sugeriram este tema, e que tornou-se no meu favorito, até agora.
Nada como uma fatia destas bem generosa acompanhada de uma grande chávena de chá quente, um bom livro e a vossa manta preferida, para fazer esquecer este dia de trovoadas, frio e chuva!
Um doce fim de semana para todos. 


14 comentários:

  1. Gori, Gori... que coisa mais bonita e apelativa!!! Adorei o aspecto deste bundt que está uma perfeição, parece que foi desenhadinho :)
    Com esses sabores só pode estar uma verdadeira delícia, e bem intenso com batata doce.
    Excelente proposta! ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana,
      Pode-se dizer que foi desenhado na minha cabeça e moldado pelas mãos ;) e eu que nunca achei piada à plasticina em criança, dá-me para gostar tanto de moldar pão...deve ser pela recompensa de poder saborear o resultado no fim :))
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Barata doce... Até me lembrar de começar um blog, só conhecia assada!
    Hoje vemos montes de receitas com ela e dada uma mais deliciosa.
    Que bundt guloso 😉 mesmo a pedir para ser comido😋
    Beijinhos
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      A primeira vez que comia batata doce foi assada e detestei, mas com o tempo fui começando a aprecia-la em vários pratos salgados. Ultimamente, fiz uma pausa na minha obsessão com receitas doces com abóbora, e virei-me para a batata doce, houve umas experiências menos felizes e outras mesmo boas, como esta que ficou uma maravilha :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Fantástico!!! Fiquei sem palavras... Que perfeição! Que lindo bolo, querida!!! E com certeza muito delicioso! Parece muito complicado de fazer, mas eu quero experimentar!!! Obrigada pela excelente ideia!

    Beijinhos** ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que fico sem palavras com esses elogios vindos de uma mestre em pastelaria como tu, Kate!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. O tema foi giríssimo sim senhora :)
    E que lindo o teu bundt! Estão tão perfeitinhos os teus caracóis!
    Adoro a batata doce e o recheio de maçã e canela é perfeito!
    Já fiquei aqui a salivar por um bocadinho :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      Adorei tanto o tema que ando com vontade de experimentar todos os bundts desta edição, tenho que preparar a barriga :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Gori, :)

    Também estava a estranhar a tua ausência, já cá tinha vindo umas duas vezes conferir se terias publicado algo entretanto... :)
    Também gosto muito de pão doce, às vezes faço mas não com a frequência com que gostaria, o tempo não dá para tudo ! :)
    Ficou fantástico o teu Bundt, uma participação linda e com uma composição invulgar (não me ocorreria usar a batata doce na massa) que deve ter feito imenso sucesso ! Adorei o formato !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,
      O tempo por vezes não chega para tudo e eu ainda por cima não sou muito dotada em organização ;)
      É, este tipo de receitas requer mesmo algum tempo extra, mas compensa muito no resultado final, principalmente quando sai assim direitinho :)
      Beijinhos querida

      Eliminar
  6. Tirando batata doce assada, que adoro nunca faço nada com a batata e esta parece a receita ideal para eu começar a experimentar. Adorei a ideia do recheio, tenho visto algumas receitas destas delicias enroladas, mas esta é a primeira com recheio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dália,
      A batata doce é muito versátil e fica maravilhosa também em muitas receitas doces, experimenta, acho que vais gostar.
      Obrigada pela visita

      Eliminar
  7. Que lindo!!
    Sem dúvida das coisas mais lindas que vi nestes dias por aqui nos blogs e nas receitas.
    Ficou com um formato lindo em que se nota bem os rolls e imagino só o cheirinho enquanto estava n forno. Esta é daquelas receitas que olho e me apetece mesmo fazer.
    Com batata doce que adoro, na massa e esse recheio com as maçãs, o cheirinho da canela, perfeito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Inês, que bom ouvir elogios destes :)))
      Até conseguir desenformar não tinha a certeza se iria ficar bom ou um completo desastre, mas quando saiu da forma assim perfeito, tive um momento de dar palmadinhas nas costas a mim mesma, por ter ficado tão bonito ;)
      Beijinhos

      Eliminar