26.7.14

Desafio Receita Saudável

O desafio da receita saudável da Maria pôs o meu cérebro a recordar como começou o meu interesse por uma alimentação mais saudável, e sem dúvida que o grande culpado foi o meu irmão do meio (somos 3, e eu sou a pequena da família). 
De facto, o meu irmão e a sua curiosidade por modos de estar alternativos deu-me a conhecer à uns 7 anos atrás imensos assuntos que me eram completamente estranhos, tais como o vegetarianismo, o crudivorismo, a germinação de sementes, a compostagem, a permacultura e a agricultura biológica. Não é coincidência que 80% do que consumimos em casa seja bio, começou com o interesse dele nesse assunto e comigo, a posteriori, a fazer um curso de agricultura biológica na Quercus, o que completou a mudança.
Primeiro há que referir que o meu irmão vive com os meus pais, e como ele sabia que da minha mãe não ia conseguir qualquer cooperação para experimentar algo novo e diferente, virou-se para a cozinheira mais receptiva à questão e que nas visitas a casa, poderia proporcionar-lhe o que ele pretendia, eu!
Primeiro aliciou a minha curiosidade com imensos artigos sobre benefícios e receitas de imensos alimentos, muitos dos quais nunca tinha ouvido falar na vida, e bem me lembro de muitas horas que naveguei pelo centro vegetariano. Apesar de eu achar tudo muito interessante, a verdade é que na prática eu não mexi um dedo no sentido de realmente cozinhar algo diferente, pelo que ele optou pelo ataque, fez uma compra de uma série de alimentos pela internet e de repente, lá deparei-me com um armário cheio de sementes, leguminosas e cereais, para além de embalagens de soja e tofu!! 
Enquanto ele se dedicava à germinação de alfafa e feijão mungo, eu aventurei-me pela bolonhesa de soja, que resultou bem e pôs-me bem animada com aquilo tudo. Porém a seguir, fiz uma receita de tofu e quinoa, que foi um desastre!! Posso dizer que o meu irmão até comeu bem mais do que eu esperava, enquanto ia dizendo, para me animar, que não estava muito mal. Mas aquilo marcou-me de tal maneira, que durante muito tempo não me aventurei novamente com a quinoa e o tofu. 



Na altura essas refeições que eu fazia, eram só para nós os dois, pois o resto da família não estava receptiva a experimentar essas comidas "estranhas" como eles diziam. Apesar de na casa dos meus pais não ter havido grandes alterações nos hábitos alimentares, foi assim que começou a mudança aqui em casa, e hoje em dia a diferença no que se come é realmente enorme, e há-de continuar, pois a curiosidade e o interesse por comida saudável e saborosa, e por novos alimentos veio para ficar.
E é devido a esta história toda que hoje trago a quinoa como protagonista, pois hoje em dia nós já nos entendemos bem, e tornou-se no meu cereal preferido para usar em saladas mornas ou frias. Apesar de também fazer muito sucesso por aqui em hambúrgueres, almôndegas e gratinados. Só ainda não a experimentei em doces, uma falha inexplicável, para uma gulosa como eu! 




Salada de quinoa, shiitake, espinafres e ovos escalfados
Serve 4 pessoas

1 chávena de quinoa bem lavada e escorrida
2 chávenas de água
1/2 cebola, cortada às meias luas
3 dentes de alho, picados grosseiramente
1 cenoura pequena, cortada em juliana 
200g de cogumelos shiitake, sem o caule e cortados às tiras
2 chávenas de espinafres ou acelgas 
1 ovo, por pessoa
2 colheres de sopa de pinhões, tostados
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sobremesa de arandos ou sultanas douradas, pode hidratá-las 1 minuto em água morna
azeite q.b.
sal, pimenta q.b. 
vinagre ou sumo de limão q.b.

Colocar a quinoa e a água numa panela e levar a cozinhar em lume forte.
Assim que começar a ferver, temperar com uma pitada de sal, tapar a panela e reduzir para lume brando.
Deixar cozer durante 20 minutos. Podem ver um video perfeito como cozinhar quinoa aqui.
Soltar os grãos com um garfo e reservar. Podem cozinhar a quinoa no dia anterior e usá-la fria.
Num tacho, saltear numa colher de azeite, os alhos, a cebola e a cenoura.
Adicionar os cogumelos, e deixar saltear, durante 2 a 3 minutos.
Temperar com uma pitada de sal e juntar os espinafres, reduzir para lume brando e envolver bem, até os espinafres murcharem ligeiramente. Reservar
Para os ovos, colocar uma panela com água a ferver.
Assim que começar a ferver, partir um ovo para uma taça e deslizá-lo para dentro da panela, deixar cozinhar cerca de 3 minutos e retirá-lo cuidadosamente com uma espátula. Repetir com os restantes. Reservar
Fazer um vinagrete com azeite e vinagre ou sumo de limão a gosto, temperar com pimenta e se gostarem de picante, uma pitada de pimenta caíena, acrescentar a salsa picada. Reservar.
Para montar o prato, colocar a quinoa, temperar a gosto com o vinagrete e os arandos.
Colocar os legumes e no topo o ovo. 
Polvilhar com pinhões e se necessário com um pouco mais de vinagrete.




Nisto tudo também houve uma nova experiência, tantos anos a cozinhar e tantos alimentos novos, e nunca até agora tinha feito um ovo escalfado! Por vezes, temos que voltar ao básico, não é?

11 comentários:

  1. Que giro, é mesmo uma experiência e adoro conhecer novos ingredientes.
    E que bom que te entendeste com a quinoa :) ficou perfeita essa salada!
    Adoro o ovinho escalfado em cima :) é tão bom!
    (vês, sempre a aprender na cozinha, é o que eu adoro!)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês!
      Eu agora sou muito curiosa com ingredientes novos quando os encontro e por vezes, compro-os por impulso sem saber como os cozinhar, mas é divertido descobrir :)
      Pois o ovinho escalfado é mesmo bom, nunca tinha feito, nem provado, mas vai ser repetido mais vezes :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Estamos tão habituados a comer sempre a mesma coisa que nem vemos a diversidade de alimentos que temos ao nosso dispor e é preciso algo ou alguém para nos abrir os olhos! Ainda bem que o teu irmão te levou nesse sentido, que deliciosa salada saiu dessa influência :)


    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade Patrícia! A minha relação com a comida mudou muito, antes a minha curiosidade era só para doces e bolos, devido à minha gulodice, mas agora sou muito mais curiosa e mais aberta a provar e cozinhar ingredientes e receitas novas, e mesmo quando não corre bem, sou mais persistente :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. O ovo escalfado é sempre a minha perdição. Quando não sei que proteína deva juntar à minha refeição, lá vem ele. Gostei muito desta participação. A quinoa é muito versátil e conseguimos refeições muito saborosas com ela.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carla!
      O que eu andei a perder estes anos todos! Agora que finalmente provei ovos escalfados, eles vão ser consumidos mais vezes por aqui, simples e saborosos são perfeitos para várias ocasiões :)
      Obrigada pela visita. Beijinhos

      Eliminar
  4. Gori, este teu prato ficou lindissimo. Adorei a proposta :)
    Quinoa ainda não conheço mas está para breve! Tofu, conforme já comentei por aqui, tenho mesmo de lhe nova oportunidade! Cogumelos, adoro! O ovo escalfado, para 1ª vez, ficou perfeito! :D
    Imaginando esses sabores todos juntos... ui, ui!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana!
      Fazes bem em provar a quinoa, é muito saborosa e versátil. Ainda não te tinha respondido no outro post, mas talvez aprecies mais o tofu fumado. É muito saboroso pois já vem bem temperado e fica maravilhoso em feijoadas, massas ou mesmo patés.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ena, esta receita está mesmo interessante! Eu nunca experimentei quinoa, ando mesmo curiosa mas nunca chega o dia de comprar haha. Estou a olhar para isto e a ficar cheia de fome!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! Isso também me acontece, por vezes ando cheio de curiosidade com um ingrediente, mas a compra vai sendo adiada constantemente :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Que história fantástica nos contas Gori e que refeição magnífica e deliciosa. Adorei todos os ingredientes e a combinação dos mesmos e parabéns a ti e ao teu irmão que conseguiu levar a dele avante e pôr a família a comer saudável!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar