16.5.14

Mandem-me à fava, eu gosto delas!

Voltamos à época das favas, e o saco enorme que tenho na despensa é a prova disso! Fiquei super contente quando recebi as primeiras favas, pois uns dias antes fiquei com imensa vontade de experimentar este paté de favas do blog Cozinhar Sem Lactose, um site que vale muito a pena visitar e seguir.

Só tinha uma pequena questão a resolver, não conseguia encontrar endro biológico. A vontade de comer paté só aumentava de cada vez que tropeçava no saco das favas, pelo que resolvi improvisar um pouco e arranjar-me com o que tinha em casa, coentros!



Paté de favas, coentros e malagueta

200g de favas, descascadas depois de escaldadas em água a ferver durante uns 2 minutos
3 dentes de alho pequenos
1 malagueta vermelha
2 colheres de sopa de coentros picados
1 colher de azeite
sumo de 1/2 limão
sal e pimenta q.b.

Bimby:
Colocar os dentes de alho, a malagueta e os coentros (com a bimby, não precisam de estar picados, basta juntar um bom molho de coentros lavados e secos): 5 seg + vel 7.
Adicionar o azeite: 1 mint + 100ºC + vel 1.
Juntar as favas: 8 mint + 100ºC + vel 1.
A meio do tempo, adicionar pelo bocal, o sumo do limão.
Temperar com sal e pimenta a gosto.
Triturar 20 seg + vel 4 + inversa.

Tradicional: 
Picar muito finamente, com uma faca ou uma picadora, os dentes de alho, a malagueta e os coentros.
Colocar num tacho pequeno e adicionar o azeite.
Assim que o azeite começar a ficar quente, juntar as favas.
Tapar e deixar cozer uns 10 minutos em lume brando/médio, mexendo ocasionalmente para não colarem ao fundo do tacho.
A meio do tempo adicionar o sumo do limão. 
Temperar com sal e pimenta a gosto.
Triturar tudo até obter uma pasta.
Guardar no frigorífico até servir.




Isto resultou em três vezes mais paté do que a imagem mostra, pelo que o passo de o juntar no risotto de salmão que estava a fazer, surgiu naturalmente, enquanto comia uma tosta e outra, e outra...
O salmão selvagem pode ser substituído pelo salmão de aquicultura, aí terão de ajustar o tempo de cozedura.

Risotto de salmão selvagem e favas
Serve 4 pessoas

3 lombos de salmão selvagem congelado
1 cebola
4 rodelas extra-finas de chouriço vermelho
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de polpa de tomate
50 ml de cerveja
220g de arroz para risotto
200g de água de cozer o salmão
350g de água
2 colheres de sopa bem cheias de paté de favas
folhas de coentros q.b.

Cozer o salmão numa panela de água a ferver, temperada com água e sementes de funcho, uns 15 minutos.
Retirar o salmão e partir em lascas grandes. Coar num passador fino 200g de água de cozer o salmão e reservar. 

Bimby:
No copo, colocar a cebola e as rodelas de chouriço vermelho: 5 seg + vel 5, em seguida: 5 min + 100ºC + vel 1.
Juntar a polpa de tomate: 2 min + 100ºC + vel 1.
Adicionar o arroz e a cerveja, e com o copinho entreaberto: 3 min + varoma + colher inversa.
Colocar a água de cozer o salmão reservada e completar com a água. Mexer com a espátula o fundo do copo, para soltar bem o arroz e programar: 16 min + 100ºC + colher inversa.
A 5 minutos do final do programa, adicionar o puré de favas e o salmão em lascas. Rectificar os temperos.
Servir polvilhado com as folhas de coentros.

















Tradicional:

Juntar a água de cozer o salmão e a água indicada, e levar num tacho ao lume brando, mantendo quente, enquanto se prepara o risotto.
Colocar noutro tacho a cebola, o chouriço picado e o azeite e levar ao lume até a cebola ficar translúcida, mexendo de vez em quando.
Adicionar a polpa de tomate e deixar tomar gosto mais uns minutos.
Juntar o arroz e deixar fritar, mexendo sempre, até ficar translúcido.
Verter a cerveja, e mexer o arroz até a cerveja evaporar. 
Em seguida, juntar aos poucos a água quente reservada, deixando sempre ser absorvida pelo arroz, antes de deitar um pouco mais.
Quase no final da cozedura, juntar o puré o salmão em lascas. 
Rectificar os temperos.
Servir polvilhado com as folhas de coentros.



Podem-me mandar à fava, expressão bem injusta para esta boa leguminosa, mas penso que quem proclama que não gosta de favas, iria deliciar-se com estas favas disfarçadas que resultou num arroz bem saboroso.

10 comentários:

  1. Pois querida Gori, se o patê por si só e com coentros em vez de endro, já tem um aspecto divino e apetecível, misturado nesse fabuloso risotto fica ainda mais tentador e mesmo já sendo tardíssimo e já tendo jantado, fiquei para aqui a salivar!!
    Beijocas querida e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lia! São ambas muito boas e saudáveis, e uma maneira de colocar uns pequenos esquisitos a comer favas disfarçadamente ;)
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  2. Ui ca bom, também já tenho favinhas cozidas hoje pra fazer o patê, mas vou pôr funcho. Mas olha que também me lembrei dos coentros porque adoro com favas, acho que a tua versão vai logo a seguir! :P

    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Patricia! Sabes que enquanto escrevia o post lembrei-me do funcho?!?! Tinha comprado um bolbo nesse dia, e pensei que também devia ficar bom. Depois diz-me se gostaste com o funcho para eu experimentar também, please!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que bom, fico tão contente que tenhas experimentado a receita! :-) Com coentros também deve ser ótimo! E no risotto, que ideia fantástica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, os desejos dá nisto, coisas boas, mas continuo à procura de endro pois ainda quero experimentar igualzinho ao teu, só que está a ser difícil de encontrar bio!
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  4. A mim também me podem mandar à fava que eu não me importo nada! E esta receita já está na minha lista :) Maravilha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá-me a impressão que não é um clube muito grande, os que gostam ;) Se experimentares, diz-me o que achaste.

      Eliminar
  5. Olá Gori,

    Confesso que 2 a 3 vezes por ano é para mim mais do que suficiente para comer favas ! :)
    Como-as sim, mas não são as minhas eleitas, se bem que a forma como mais gosto delas é na sopa ! :)
    Mas dava-lhes uma outra oportunidade assim, nesse paté de cor linda e de aspecto convidativo que, penso eu, haveria de me agradar ! :)
    Já o risotto sorri para mim, quanto a ele não tenho dúvidas, daríamos-nos lindamente ! :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel!
      Então o tempo delas está de acordo com as tuas preferências :) Também acho que eras capaz de gostar muito destas sugestões!
      Beijinhos

      Eliminar