21.11.13

Massa rosa

Eu ando numa fase de experimentar imensos pratos com beterraba. Ultimamente tudo o que leva este ingrediente me atraí.
Ao pequeno almoço tenho-a juntado aos meus sumos, e nas refeições têm surgido em molhos, em almôndegas, em frittatas e em massas, como esta, que fiz num dia em que estava com pouquíssimo tempo para cozinhar.
A receita veio do site Not Guilty Pleasure, um site cheio de receitas vegan maravilhosas e com dicas fantásticas, e que são uma grande ajuda para quem, como eu, quer introduzir esse género de pratos nas suas refeições. Esta resultou em ser uma refeição rápida e deliciosa, que agradou a todos, especialmente a mim, pois tocou no meu lado feminino com a sua linda cor rosa.




Massa com Beterraba
adaptada daqui

2 dentes de alho, picados
1 fio de azeite
1 alho francês médio, cortado às meias luas
1 beterraba média, ralada
1 chávena de folhas de espinafres
1 tomate maduro, cortado aos cubos pequenos
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1/2 colher de chá de sementes de funcho, bem esmagadas num almofariz
sal e alho em pó q.b.
2 colheres de sopa de pinhões
massa a gosto, usei esparguete integral

Cozer a massa num tacho grande cheio de água e temperada com sal.
Tostar uns pinhões numa frigideira anti-aderente alguns minutos. Reservar.
Lavar e cortar todos os ingredientes como indicado.
Saltear o alho picado e o alho francês com o azeite, numa frigideira. 
Quando o alho francês amolecer, juntar a beterraba. 
Temperar com sal, e deixar cozinhar um pouco, e de seguida juntar o vinagre balsâmico.
Acrescentar o tomate e os espinafres e temperar com sal, alho em pó e as sementes de funcho.
Deixar cozinhar durante 1 a 2 minutos, para os espinafres amolecerem e os sabores apurarem.
Escorrer a massa cozida e adicioná-la à frigideira com os legumes. Envolver bem.
Juntar os pinhões e servir imediatamente.




O mais pequeno ficou deveras surpreendido por a mãe ter conseguido fazer uma massa cor-de-rosa, foi muito engraçada a reacção dele, uma mistura de fascínio e de desconfiança com o que estava no prato, mas depois de provar, comeu tudinho!


5 comentários:

  1. Oh Gori, muito obrigada, fico muito feliz por gostares do blog :)

    A tua massa está linda, com melhor aspecto que a minha eheh esses pinhões aí devem ter ficado divinais!!
    Deve ter sido gira a reacção do teu pequenote, agora qualquer dia pede uma massa azul ou verde eheh :P

    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que eu temi :) ainda bem que ele não se lembrou de tal coisa, pois verde, com um pesto a coisa conseguia-se, agora azul, livra! :))
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu adoro beterraba! E antes detestava, hehe.
    E adoro assim em massas, fica linda essa cor.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por incrível que pareça a primeira vez que comi beterraba foi no ano passado, mas desde então cada vez gosto mais!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que coisa maravilhosa!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar