26.11.13

Amêndoa, a que me obrigas!

Andei completamente viciada no programa Doce Diário da Rachel Allen que deu na 24 Kitchen à uns tempos atrás. Cada episódio que via, e só me apetecia ir para a cozinha fazer um bolinho. Posso dizer que adorei todos os episódios que consegui ver, isto porque as minhas habilidades em gravações não são o que eu pensava, e afinal não gravei a série, o que me deixou exasperada!

Eu estava decidida em experimentar primeiro o bolo mármore com crumble, mas uma embalagem de amêndoa laminada que andava na despensa, foi o suficiente para me trocar as ideias, pelo que saiu o bolo de amêndoa sueco. Ai, amêndoa, obrigas-me a fazer coisas deliciosas!




Bolo de amêndoa da Rachel Allen

3 ovos grandes
150g de açúcar (diminuí um pouco)
150g de farinha
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de extracto de baunilha
3 colheres de sopa de leite
75g de manteiga derretida

Cobertura:
50g de manteiga
100g de amêndoa laminada
50g de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de sopa cheia de farinha
3 colheres de sopa de leite (na receita original seria nata, mas como não tinha, aumentei um pouco a qtd. de farinha para compensar a falta da nata)

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar e enfarinhar muito bem uma forma redonda de 23 cm. Reservar.
Com uma batedeira, bater o açúcar com os ovos durante 5 minutos, até ter dobrado de volume e ficar com uma consistência tipo mousse. Juntar a baunilha e misturar um pouco.
Peneirar a farinha com o fermento para cima da massa, adicionar o leite e a manteiga, e envolver tudo suavemente com uma espátula de silicone ou colher de pau, com movimentos de baixo para cima. 
Transferir a massa para a forma e levar ao forno durante 30 a 35 minutos, até que ao inserir um palito no centro, este com algumas migalhas presas, ou seja, não totalmente limpo e seco.
Pouco antes de chegar aos 30-35 minutos, preparar a cobertura.
Colocar a manteiga numa panela e deixar derreter. Acrescentar os restantes ingredientes, mexer bem e deixar ferver durante 1 minuto. 
Retirar o bolo do forno e espalhar a cobertura por cima. 
Aumentar a temperatura para os 200ºC e levar o bolo novamente ao forno, por mais 10 a 15 minutos, até a cobertura ficar dourada. 
Deixar o bolo arrefecer em cima de uma rede ou grade, antes de desenformar com cuidado.




Adorei este bolinho. Acho que vou adorar qualquer bolo que faça do programa Doce Diário, pois parece-me que as escolhas da Rachel Allen, estão em sintonia com a minha gulosice.

3 comentários:

  1. Parece-me fantástico!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  2. Sei o que isso é, de ver o programa e dar vontade de fazer um bolinho :) as receitas parecem todas fantásticas e simples de fazer, por isso fui "obrigado" a comprar o livro (se precisares de alguma receita perdida diz). Já fiz o brownie com queijo creme e outro de amêndoas com framboesas, ótimos.

    ResponderEliminar
  3. Adoro amêndoa e gostei desta proposta!

    Bjinhos

    ResponderEliminar