9.10.13

Merendeira de maçã e canela

As maçãs figuram entre as minhas frutas preferidas. E para minha felicidade, nas últimas visitas à aldeia ao fim de semana, temos vindo carregados delas, graças à generosidade de pais e tios.
Como no resto do ano, tenho que comprá-la, e diga-se que a maçã biológica não é propriamente barata, ando a aproveitar esta abundância para usá-la em diversas receitas novas, como esta merendeira que me piscou o olho desde que a vi na revista do Pingo Doce à uns meses.
Fiz-la à noite, para servir ao pequeno-almoço no dia seguinte. Claro que eu e o meu marido, os suspeitos do costume, não resistimos a comer um bocado, mal saiu do forno. Ao contrário de outros pães, este soube-me melhor frio, no dia seguinte, por isso é uma boa opção para levar por exemplo, a um picnic. Fica muito fofinho e mantém-se assim pelo menos, por 2 dias, que foi o quanto ele durou por aqui.



Merendeira de maçã e canela
adaptado da revista Sabe Bem Nº 13

2,5 dl de leite 
3 colheres de sopa de açúcar (45g) 
1 colher de chá de sal
400g de farinha de trigo 
1 cubo de fermento de padeiro fresco (25g)
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sobremesa de sementes de erva-doce (não usei)

Recheio:
maçãs q.b. (usei 6 pequenas)
1,5 colher de sopa de açúcar mascavado (20g)
1 colher de sopa de canela em pó
50g de marmelada (não usei)

Polvilhar:
1 colher de sopa de sementes de linhaça
1 colher de sopa de açúcar em pó (não usei)

Bimby:
Colocar o leite, o açúcar e o sal no copo: 1,30min + 37ºC + vel 1.
Adicionar metade da farinha, misturada com a canela e as sementes de erva-doce ao copo. Na restante farinha, desfazer com as pontas dos dedos o cubo de fermento, e adicionar tudo ao copo: 10 seg + vel 6.
Em seguida, amassar: 2 min + vel espiga. 
Retirar a massa para um recipiente untado com azeite, tapar com película aderente e um pano, e deixar levedar por 1 hora, num local quente, como por exemplo, dentro do micro-ondas.

Máquina do pão:
Colocar os 3 primeiros ingredientes pela ordem indica. Adicionar metade da farinha, misturada com a canela e as sementes de erva-doce ao copo. Na restante farinha, desfazer com as pontas dos dedos o cubo de fermento. Fazer o programa que amassa e leveda.

Á mão:
Dissolva o fermento de padeiro com o açúcar no leite morno. 
Juntar a farinha, as sementes de erva-doce, a canela e o sal e fazer um buraco ao meio. 
Adicionar o fermento dissolvido à mistura da farinha e amassar até conseguir formar uma bola. Pode usar, uma batedeira com os ganchos de massa para amassar.
Colocar a massa num recipiente untado com azeite, tapar com película aderente e um pano, e deixar levedar por 1 hora, num local quente, como por exemplo, dentro do micro-ondas.

Descascar as maçãs, retirar os caroços e cortá-as aos pedaços pequenos ou fatias finas. Juntar o açúcar mascavado e a canela e polvilhar as maçãs com essa mistura. 

Estender a massa levedada sobre uma bancada, e com a ajuda de um rolo, esticar até obter um rectângulo. Colocar o rectângulo, num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.

Distribuir as maçãs, e a marmelada aos pedaços, pelo centro do rectângulo, virar um dos lados livres da massa sobre metade do recheio, cobrir com o outro lado da massa, como se fosse um envelope. Pincelar a superfície da massa com um pouco de leite (eu pincelei com o líquido que sobrou de macerar as maçãs em açúcar e canela), polvilhar com as sementes de linhaça e, caso queira, com o açúcar em pó. 
Abrir pequenos orifícios na superfície da massa, no sentido do comprimento, como se fosse uma linha tracejada, com a ponta de uma faca, e levar a forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos.




Bem, parece-me que vou ali comer uma maçã...esta imagem fez-me fome!

1 comentário:

  1. Hummmm!!! Deve ser delicioso com essa combinação de ingredientes!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar