24.9.13

Uma tarte fácil à prova de falhas de memória

É um facto que a minha memória não é o que era! Nada mais natural, acontece a todos, dizem-me. Mas se eu sempre tive dificuldades em memorizar nomes, agora as minhas falhas vão ao ponto de por vezes estar a falar com alguém que eu sei que conheço, mas cuja memória passada da nossa convivência me escapa completamente (nada simpático e muito difícil de disfarçar), e que só passado algum tempo (dias por vezes), me retorna por assalto, pondo um pouco de ordem nesta minha cabeça aluada! 
Ora, a minha memória também anda a pregar-me partidas nas receitas que fotografo para o blog, pois já são várias as fotos que tenho de receitas, cuja elaboração eu não consigo me lembrar completamente! Portanto, lá terão de ficar em stand-by, até eu conseguir reproduzi-las novamente, e tirar os apontamentos devidos para as transcrever para aqui!
Não é o caso da tarte que fiz este fim de semana, ela é à prova de possíveis falhas de memória, de tão simples que é! Assim que a vi no blog da Mena, ficou logo marcada  e memorizada(!!) para dar fim a um pacote de natas que andava perdido no frigorífico.



Tarte fácil de maçã

1 massa folhada ou quebrada (pode ser de compra, eu fiz a base cuja receita deixo no fim)
1 pacote de natas
1 ovo
maçãs q.b.
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá cheia de canela

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Forrar uma tarteira com papel vegetal e cobrir com a massa folhada ou quebrada.
Picar o fundo com um garfo.
Descascar e cortar as maçãs em fatias finas.
Juntar o açúcar com a canela, e envolver as fatias na mistura.
Bater o ovo com as natas e verter para a forma.
Colocar por cima as fatias das maçãs, de modo a preencher completamente a forma.
Levar ao forno até ficar dourada.

Massa base para tartes doces

2 colheres de chá de água fria
1 ovo
100g de manteiga fria aos pedaços
1 colher de sopa rasa de açúcar
200g de farinha de trigo T55
1 colher de chá de sal

Bimby: 
Colocar todos os ingredientes no copo: 15seg + vel 6.

Máquina do pão:
Colocar os ingredientes pela ordem indicada na cuba e fazer o programa de amassar, que por norma é de 10 minutos.

À mão:
Misturar a farinha, o sal e o açúcar.
Juntar a manteiga, misturando com os dedos e acrescentar o ovo e a água para ligar.

Formar uma bola, envolver em película aderente e deixar refrigerar durante 30 minutos no frigorífico, ou 10 minutos no congelador.
Esticar a massa em cima de uma folha de papel vegetal com um rolo, até obter o tamanho da forma que vai usar. Transferir o papel vegetal com a massa para a tarteira, e depois pressionar a massa de modo a esta aderir ao formato da forma.




Resultado, rápida a fazer = rápida a desaparecer! 


7 comentários:

  1. Quanto à memória, a minha também já me falha muito! E esta é daquelas receitas que nao se podem esquecer!
    Fico muito contente que tenham gostado!! E o único defeito que tem é a velocidade a que desaparece, ficam somente os sabores na memória!!
    Eu sou bastante despistada e vi que tinhas facebook, será muito mais fácil estar atenta ao que vais fazendo!
    Um beijinho e obrigado pela partilha!
    Mena

    ResponderEliminar
  2. eu adoro fazer tartes! faço uma a cada duas semanas, pelo menos, mas invisto mais nas salgadas. são uma excelente opção para o dia a dia, para despejar o frigorífico... enfim, para quase tudo!

    gostava de te convidar a participar no passatempo a decorrer no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/09/passatempo-conservas-nero-e-limited.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria!
      Já tinha visto o passatempo da tua página. Vou tentar participar.
      Bjs

      Eliminar
  3. Adoro tarte de maçã, é o sabor do outono!
    A minha memória falha-me muitas vezes, se não aponto receitas e fontes, acabo com receitas que por vezes não publico :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!
    Sou fã de tarte de maçã e esta é mesmo simples de preparar... e parece tão irresistível!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo simples, não consigo resistir a tartes de maçãs, principalmente com canela. Obrigada pela visita Paula!
      Bjs

      Eliminar
  5. Vi esta tarte no facebook e tive que vit
















    Adoro tartes de maça e esta ficou mesmo ao meu gosto.
    Já vi que não tens caixa de seguidores vou seguir-te no facebook para não perder nada.
    Até já
    bj


    ResponderEliminar