6.6.13

Um pão doce para amantes de côco

Esta Primavera anda a pôr-me doida com a sua inconstância de temperaturas, graças à qual todos cá em casa ficaram constipados e a queixar-se de dores de garganta, de ouvidos ou de cabeça! 
Dias como o de hoje, sem vestígio do sol, faz-me suspirar por pão docinho para acompanhar uma grande chávena de algo quentinho, tipo leite, cevada ou chá! Este pão que trago hoje não foi feito hoje, mas sim noutro dia cinzento, de acordo com a estação em que estávamos na altura, o Inverno, e eu ansiosa por um raio de sol, fui fazer um pão que me deixou rendida, e cujo topo com a sua cor amarela, fez-me mesmo lembrar o grande astro, o sol. Vai uma fatia?



Pão Doce com cobertura de coco
adaptado do livro Cozinhar, Celebrar e Partilhar da Joana Roque

230ml de leite
50g de manteiga
50g de açúcar
1 pitada de sal
500g de farinha T65
1 saqueta de levedura seca ou 25g de fermento de padeiro fresco (eu usei esta última)
1 gema ou leite para pincelar

Cobertura:
150g de coco ralado
2 ovos
75g de açúcar

Bimby:
Colocar os 4 primeiros ingredientes na bimby: 1,30min + 37º + vel 1. Se usar levedura seca acrescentar também.
Adicionar a farinha e desfazer o fermento de padeiro fresco na farinha com as pontas dos dedos: 10seg + vel 6 e de seguida, 2 min + vel espiga.
Deixar descansar 10 minutos dentro do copo.
Retirar e colocar a massa numa forma rectangular (tipo bolo inglês, grande) untada e enfarinhada. Deixar levedar, tapada com 1 pano durante 1 hora.

Para a cobertura:
Colocar os ingredientes no copo: 1 min + vel 3.

Tradicional:
Numa taça colocar o leite morno, a manteiga amolecida, o sal e o açúcar. Se usar levedura seca acrescentá-lo neste passo. Misture bem para dissolver. Acrescentar a farinha, mexendo bem até obter uma massa que se despegue das paredes da taça. Se usar fermento de padeiro fresco, desfazê-lo na farinha com a ponta dos dedos ao pesar a farinha.
Amassar depois sobre uma superfície enfarinhada durante 5 minutos. Deixar descansar, tapada, durante 10 minutos.
Colocar a massa numa forma rectangular (tipo bolo inglês, grande) untada e enfarinhada. Deixar levedar, tapada com 1 pano durante 1 hora.

Assim que a massa levedar, pincelar o pão com a gema desfeita ou leite, colocar a cobertura por cima do pão e levar a forno pré-aquecido a 180ºC (com a opção ventoinha) durante 30 minutos. Se começar a queimar, tapar com papel alumínio e deixar cozer até ao final do tempo.



Sabe tão bem aquele coco em cima...agora fiquei mesmo com vontade de comer uma fatia deste tipo de sol!

Sem comentários:

Enviar um comentário