4.6.13

Risotto de tintureira e camarão e o seu dueto inesquecível

O que me chamou a atenção para este risotto foi que ao contrário do habitual, não se finaliza com manteiga e queijo como é mais comum nas receitas de risotto, o que o torna mais saudável. Eu tinha feito umas experiências com a tintureira que não foram do meu agrado, pelo que a minha desconfiança com o dito peixe tornou-me um pouco renitente em experimentar a dita receita. Mas as palavras "dueto inesquecível" com a qual descreviam a receita, espicaçou-me a curiosidade, por isso lá fui eu comprar os ditos camarões e tintureira para fazer o tal risotto inesquecível...



Risotto de tintureira e camarão
vi a receita num flyer do Pingo Doce, mas também está no site deles aqui

250g tintureira congelada
1,2 L de água
2 folhas de louro
1 colher de sobremesa de sal
100g miolo camarão congelado de Moçambique
1 cebola (100g)
3 dentes de alho
2 cenouras (250g)
3 colheres de sopa de azeite
1 courgette pequena cortada aos cubinhos
200g de arroz para risotto
1,5 dl de vinho branco
1 colher de sopa de funcho em rama
pimenta preta de moinho q.b.

Cozer a tintureira numa panela com a água e as folhas de louro. Quando levantar fervura, adicionar o sal e ferver durante 5 minutos, e em seguida introduzir o camarão e deixar ferver mais 2 a 3 minutos. Retirar o peixe e o camarão com uma escumadeira e deixar o caldo fervilhar em lume muito branco.
Limpar o peixe de espinhas e desfazê-lo em lascas grandes.

Bimby:
Descascar a cebola, os alhos e a cenoura, e colocar no copo da bimby: 5 seg+vel 5.
Juntar o azeite: 5 min + 100º + vel 1.
Adicionar as courgettes: 3 min +100 º+ colher inversa.
Juntar o arroz, o vinho e 5 dl do caldo do peixe: 16 min + 100º + colher inversa.
A meio do tempo, parar e envolver com a espátula.
Findo o programa, juntar o peixe e o camarão: 1,30 min + 100º + colher inversa.
Retirar.

Tradicional:
Picar a cebola e o alho. Cortar a cenoura em quadrados muito pequenos.
Aquecer o azeite num tacho, e adicionar a cebola e o alho e quando começarem a alourar, juntar a cenoura. Mexer e deixar cozinhar sobre lume brando durante 5 minutos.
Deitar o arroz e a courgette, mexer e deixar fritar bem o arroz, mexendo de vez em quando.
Regar com o vinho e deixar cozinhar, até o vinho evaporar e o arroz começar a secar. Vá adicionando caldo do peixe ao arroz, aos poucos e à medida que este o for absorvendo. Assim que o arroz estiver cozido, juntar o peixe e o camarão e envolver.

Polvilhar o arroz com as folhinhas do funcho e pimenta preta moída no momento, e servir sem demora.



O resultado...muito bom! Todos nós gostamos muito deste risotto, e agora já tenho uma receita com tintureira que há-de ser repetida cá em casa mais vezes. 

Como os pequenos não gostam de camarões, o meu prato é mais camarão do que peixe, mas não me estou a queixar! 


Sem comentários:

Enviar um comentário