13.6.13

Os hambúrgueres vegetarianos preferidos do momento!

Eu tenho a mania de ir às compras e vir para casa com alimentos extra que não faziam parte da lista de compras e para a qual não tenho nenhum destino em concreto à vista. Eu bem tento resistir a este impulso, mas nem sempre sou bem sucedida! 
Num desses impulsos, veio para casa uma embalagem de millet, sem eu ter a mais pálida ideia do que poderia cozinhar com ele e ficou na despensa até eu me lembrar novamente da sua existência, o que só ocorreu passado uns meses, quando estava a folhear o livro da Mafalda Pinto Leite, "Cozinha para quem quer poupar" e vi uma receita de Hambúrgueres de millet, alho francês e nozes. Com o meu fraquinho por pratos que envolvam frutos secos, a receita foi logo para a lista das receitas vegetarianas da semana. 
E o que posso dizer, da nossa primeira vez com o millet? ADORÁMOS...tanto que repeti  estes hambúrgueres em 2 semanas seguidas, coisa rara cá por casa! O marido mal deu as primeiras garfadas afirmou sem sombra de dúvida, que era o melhor hambúrguer vegetariano que já tinha provado, e para eu repetir mais vezes! Preciso de dizer qual será o destino mais provável para o resto da embalagem de millet?


Hambúrgueres de millet, alho francês e nozes

250g de millet
800ml de caldo de legumes (usei caseiro)
25g de manteiga
Azeite q.b.
75g de nozes
2 colheres de sopa de flocos de millet ou aveia (usei aveia)
225g de alho francês bebé (ou cebolo) em rodelas finas (usei alho francês normal)
2 colheres de sopa de queijo creme natural (não usei)
1 ovo batido

Lavar bem o millet e escorrer.
Aquecer o caldo numa panela e temperar com sal e pimenta. Não temperei porque o meu caldo caseiro já estava bom de tempero.
Numa frigideira derreter 25g de manteiga e 2 colheres de sopa de azeite. Adicionar o millet e fritar, mexendo por 3 minutos ou até começar a cheirar bem.
Adicionar o millet à panela com o caldo e deixar levantar fervura. Baixar o lume e tapar. Deixar cozinhar por 30 minutos sem mexer (utilizar de preferência uma panela baixa e larga). Retirar do lume, se toda a água tiver sido absorvida e o millet estiver cozinhado.
Misturar os flocos na panela e deixar arrefecer.
Entretanto, torrar as nozes num frigideira seca, mexendo para não se queimarem. Deixar arrefecer. Colocar numa picadora ou na bimby e triturar em impulsos até elas desfazerem-se, mas sem deixar que fiquem finas de mais.
Aquecer 1 colher de azeite numa frigideira e cozinhar o alho francês até amolecer.
Colocar o millet numa tigela grande. Adicionar o alho francês, as nozes, o queijo-creme e o ovo.
Temperar a gosto com sal e pimenta moída na hora.
Formar hambúrgueres, passar por mais flocos de millet ou de aveia e deixar repousar por 10 minutos.
Aquecer azeite numa frigideira e cozinhar os hambúrgueres por 5 minutos de cada lado ou até estarem dourados. 

Aproveitando que o acompanhamento iria ser batatas "fritas" no forno, também cozinhei os hambúrgueres desse modo. Coloquei-os num tabuleiro com papel vegetal untado com um pouco de azeite. Reguei-os com um fio de azeite e foram ao forno na prateleira mais subida.
Numa prateleira mais abaixo, coloquei um outro tabuleiro, forrado com papel vegetal ligeiramente untado com azeite, preenchido com batatas cortadas aos palitos e temperadas com sal, ervas de provence e um fio de azeite. Ficaram no forno ambos, aproximadamente 20 minutos a 190ºC.


Fast-food maravilhosa!

Sem comentários:

Enviar um comentário