12.6.13

Lombos de Perca Aromáticos para amantes de canela

A receita de hoje é especialmente dedicada a amantes de canela, como eu. Usar canela em pratos salgados pode parecer estranho, e verdade seja dita, nem sempre resulta bem. Mas não é o caso deste prato de peixe, que se tornou um dos meus favoritos. Mesmo o meu filho mais velho que diz que detesta canela, o que eu acho de todo incompreensível, consegue "tolerá-la" nesta receita.
Ela veio de um dos meus blogs favoritos e dos primeiros que comecei a visitar há alguns anos atrás, As Minhas Receitas da Joana Roque, agora autora de sucesso de 3 livros de cozinha!



Lombos de Perca Aromáticos
adaptada daqui

4 lombos de perca 
sal e pimenta moída na hora q.b.
orégãos 
1 limão
farinha (uso farinha de espelta integral)
azeite q.b.
1 cebola
2 tomates maduros
1dl de vinho branco
1 pitada de canela
50g de azeitonas recheadas (opcional)

Temperar os lombos com sal, pimenta e orégãos. Regar com o sumo de limão e deixar marinar pelo menos 30 minutos, mas de preferência algumas horas.
Escorrer o peixe da marinada, passar por farinha, sacudindo o excesso, e fritá-lo num pouco de azeite. 
Retirar o peixe para um prato com papel absorvente e reservar. 
Juntar na frigideira a cebola cortada em meias luas ou rodelas finas e deixar alourar.
Adicionar o tomate pelado e cortado em pedaços. Mexer e regar com o vinho branco.
Tapar a frigideira e deixar cozinhar em lume médio/baixo durante 20 minutos. 
Temperar com sal, pimenta e uma pitada de canela moída. 
Introduzir novamente o peixe e deixar cozinhar mais 10 minutos. 
Adicionar as azeitonas e servir acompanhado por puré ou batatas salteadas ou batatas fritas às rodelas.

Se os lombos forem muito altos, introduzir o peixe mais cedo 5 minutos e prolongar o tempo de cozedura para os 15 minutos, pelo menos, ou até verificar que o peixe se encontra cozido por dentro. Pode usar outro tipo de lombos, como tamboril, cherne ou pescada.

Sem comentários:

Enviar um comentário