5.6.13

Açorda de coelho no pão

Eis um prato, que eu nunca tinha provado na minha vida, até à uns meses atrás, Açorda. Agora que penso, até é estranho que as receitas de açorda, que eu habitualmente encontrava nunca me terem suscitado qualquer interesse, uma vez que tudo o que leva pão, eu por norma adoro. 
Mas apenas quando andava a tentar arranjar algo diferente para um coelho que tinha no congelador, e vi a imagem com um pão que habitualmente compro cá para casa, é que me deu um clique. Ainda bem que veio o clique para fazer esta receita, porque depois desta açorda, eu ando com desejos de fazer outras e outras!



Açorda de Coelho no pão da avó
adaptada da revista Sabe Bem Nº 11

500g de coelho
tomilho fresco q.b.
1 cebola
5 dentes de alho
100g de tomate em rama
1 pão da avó familiar ou 4 em formatos pequenos
2 colheres de sopa de azeite
50ml de vinho tinto
150g de courgette cortada em cubos pequenos
1 colher de sopa de sal
1 malagueta vermelha 
2 folhas de louro

Cortar o coelho em peças uniformes e deixar a marinar de um dia para o outro, com sal, um pouco de folhas de tomilho, os alhos picados, o vinho tinto e a malagueta vermelha sem sementes.

Bimby:
Colocar a cebola no copo: 5 seg + vel 5. Juntar o azeite e as folhas de louro: 5 min + 100º + vel 1 inversa.
Adicionar o coelho escorrido: 8 min + 100º + vel 1 inversa.
Juntar a marinada, o tomate cortado em cubos: 35 min + varoma + colher inversa. 
A meio parar, envolver com a espátula. Se estiver a pegar no fundo, juntar um pouco de água ou vinho tinto.

Tradicional:
Picar a cebola e refogá-la no azeite, com as folhas de louro. Adicionar o coelho escorrido e deixar estufar, tapado, durante 15 minutos.
Juntar a marinada e o tomate cortado em cubos e deixar estufar, em lume baixo/médio até verificar que o coelho se solta dos ossos. 

Retirar o coelho e reservar o refogado. Depois do coelho arrefecer o suficiente, desfiá-lo.
Juntar a carne desfiada e a courgette ao refogado.
Abrir o pão ou os pães pela parte superior, cortando tipo uma tampa e retirar todo o miolo. Demolhar o miolo retirado num pouco de água, desfazendo-o bem com as mãos. 
Adicionar o miolo ao coelho, e envolver bem.  No final, misturar algumas folhas de tomilho.
Colocar o pão ou os pães num tabuleiro e levá-los a forno pré-aquecido a 160ºC, durante 5 minutos.
Retirar do forno e recheá-los com a mistura do coelho.
O coelho que usei que era grande rendeu-me recheio para 1 pão de avó familiar e 2 pequenos. Como não comemos tudo ao almoço, à hora do jantar, reaqueci o pão recheado no forno uns 5 minutos e ficou na mesma maravilhoso.







Sem comentários:

Enviar um comentário