23.5.13

Não me apetece sair da Ásia..Perú no wok com legumes e arroz

No mesmo dia, do peixinho que mostrei no post anterior, e uma vez chegada a hora do jantar, a minha cabeça continuava virada para o outro lado do mundo. Já tinha feito peixe, agora era a vez da carne, neste caso, de perú. Por isso, com inspiração na mesma revista, experimentei uma outra das suas receitas de wok, mas uma vez que os brócolos e a couve-flor andam em falta no mercado biológico e por sua vez no meu frigorífico, virei-me para o que havia no momento e saiu assim:


Perú no wok com legumes e arroz basmati (Serve 4)
adaptada da revista Sabe Bem Nº 12

300g de peito de peru
4 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sobremesa de amido de milho (Maisena)
1 colher de sobremesa de açúcar mascavado
2 hastes de aipo
1/2 limão
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de sal
150g de arroz basmati (usei carolino) 
200g de couves-de-bruxelas (usei umas que tinha congelado)
2 tomates pequenos
30g de amêndoa sem pele (usei laminada, mas dê preferência às inteiras, é uma textura muito melhor!)
água q.b.

Corte o perú em tiras finas, junte-lhe o molho de soja, o amido de milho, o açúcar e o aipo laminado, reservando as folhas.
Retire a casca do limão e junte o sumo à carne misturando bem.
Entretanto faça o arroz pelo método tradicional ou na bimby, e toste as amêndoas num tacho anti-aderente durante uns minutos.

Tradicional:
Coloque a casca de limão numa panela com água (2 medidas de água, para 1 de arroz) e leve ao lume. Quando ferver, tempere com o sal, introduza o arroz e deixe ferver durante 12 a 13 minutos.

Bimby:
Coloque 800g de água no copo, tempere com sal. Coloque no cesto a casca do limão e o arroz: 16 min+ 100ºC+ vel 4. 

Aqueça o azeite num wok, junte as tiras de peru escorridas e o aipo, e salteie sobre lume médio a forte, mexendo até a carne começar a alourar.
Adicione as couves-de-bruxelas, reduza o lume, junte o líquido da marinada e cozinhe, mexendo sempre. Quando as couves estiverem quase tenras, junte os tomates cortados aos quadrados, e cozinhe, mexendo de vez em quando.
Por fim, junte o arroz bem escorrido e as folhas de aipo previamente picadas e misture bem.
Salpique com o miolo de amêndoa e sirva sem demora.

Ficou uma maravilha e soube mesmo bem! Com as barrigas cá de casa saciadas, acabou-se o nosso dia de viagens pelos sabores da Ásia, e lá fui para a cama a pensar no que iria ser o nosso pratinho vegetariano no dia seguinte. Sim, às vezes parece que só penso em comida, mas não, nem sempre é o caso...e sim por vezes até sou perseguida por ela nos meus sonhos! Mas desde que não sonhe com doces maravilhosos e decadentes quando ando em dieta, tudo bem, eu aguento! 

Sem comentários:

Enviar um comentário