27.5.13

Cappuccino em forma de bolinhos

Eu adoooro cappuccino, é a minha bebida de café preferida. No meu mundo ideal, eu beberia um cappuccino todos os dias, igual a uns maravilhosos que eu bebi todos os dias em Itália, numa viagem que fiz há alguns anos atrás, já neste mundo real, com sorte, talvez tome um de quinze em quinze dias e não tão bom como aqueles que se tornaram a minha referência. 

Posto isto, é natural que ao ver uns cupcakes com o nome de cappuccino pelo meio, neste blog que é uma perdição, eu tenha ficado em pulgas para os experimentar, claro! E quando se junta a esta vontade, 2 pacotes de nata a terminar o prazo no fim de semana, têm-se uma bela razão para ir para a cozinha, e experimentar algo que a gula reclama à algum tempo!



Cupcakes Cappuccino com ganache de chocolate branco 
2 ovos
120g de açúcar
100g de manteiga à temperatura ambiente
1 colher de sopa de açúcar aromatizado com baunilha e tonka (não usei)
100g de natas
200g de farinha com fermento
1 café expresso 
4 colheres de chá de café solúvel 
1 pitada de sal
Cacau em pó para polvilhar

Ganache (de preferência preparar na véspera):
150g de chocolate branco (usei Chocolate branco Belga do Pingo Doce)
200ml de natas frias com 35% matéria gorda (usei frescas da Nestlé)
1 vagem de baunilha (não usei)

Levar ao lume 100ml de natas com as sementes de baunilha até começar a ferver. Retirar do lume, juntar o chocolate partido aos bocados e envolver tudo muito bem, até o chocolate ficar bem incorporado. Juntar as restantes natas frias e misturar. Tapar a ganache com uma película aderente e deixar no frigorífico a noite toda, ou pelo menos as horas necessárias até ela ficar bem fria. Passado esse tempo, bater a ganache até obter um creme semelhante a um chantilly bem firme e reservar no frigorífico até usar.

Para os cupcakes, pré-aquecer o forno a 180ºC. 
Colocar forminhas de papel dentro de um tabuleiro de queques. Eu optei por usar um molde de silicone para queques grandes e não coloquei as forminhas de papel.  
Bater a manteiga e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Juntar os ovos e bater cerca de 3 minutos. 
Dissolver o café solúvel no café expresso quente, deixar arrefecer um pouco e misturar as natas. Juntar esta mistura à dos ovos e misturar uns minutos. A mistura poderá ter um aspecto estranho, mas depois de juntar a farinha já ficará com uma consistência típica de bolo.
Juntar então a farinha misturada com o sal, e bater em velocidade baixa, apenas o tempo necessário para ficar tudo envolvido, uns 30 segundos devem bastar.
Colocar a massa nas forminhas preparadas. Eu uso uma colher de gelado como medida, para que cada forminha leve aproximadamente a mesma quantidade de massa. 
Levar ao forno cerca de 20 minutos, ou até passar no teste do palito. Retirar do forno e deixar arrefecer. 
Decorar com a ganache, apenas quando estiverem completamente frios. Como estava sem saco pasteleiro, coloquei a ganache num saco de plástico de congelar alimentos, ao qual cortei uma ponta, e decorei assim os bolinhos. 



Não ficaram tão bonitos como os da Patrícia, mas ficaram DELICIOSOS! A cobertura aqui faz toda a diferença, e não se esqueçam de polvilhar com o cacau, pois dá-lhes um extra de sabor que não devem perder! Eu só me lembrei dele, quando ia a meio do meu cupcake...ainda bem que fui a tempo, se não tinha de comer um segundo, o que ia ser um problema....de consciência! 
Podem ver a versão para a bimby no lindo blog da Patrícia. Como neste caso, ainda não experimentei essa versão, não a coloquei aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário