6.5.13

Aniversário e os seus bolos... PARTE 1

Olá!
Como já tinha referido no meu primeiro post, o sábado foi dia de festa, graças ao aniversário do meu Amor. E o senhor da casa teve direito a 2 bolos, um, para ele comemorar durante a tarde, com o grupo do futebol do nosso filho mais velho (e aqui tenho de referir que recebeu uma prenda muito apropriada, um golo marcado e dedicado ao papá pelo filhote!) e outro para comemorar em família ao jantar.
Portanto, na sexta à noite comecei a adiantar trabalho começando pelo primeiro bolo. Vou ao frigorífico e deparei-me com apenas 2 ovos. Ora, eu preciso de um bolo grande, pois eles ainda são um grupo jeitoso, que bolo vou fazer?!? 
Depois de pesquisar o meu ficheiro com as receitas que já fiz (sim, eu além de um ficheiro com receitas que quero fazer ENORME, tenho outro, que também não está pequeno, com as receitas que já fiz, acompanhadas com as minhas apreciações das mesmas e que vem mesmo a dar jeito nestas alturas, pois na minha memória não me fio!) deparei-me com um bolo que já tinha feito há um ano, deste blog maravilhoso que eu espreito diariamente, e cuja receita fui buscar aqui. A receita original não têm cobertura, mas como eu queria dar um ar de festa, fiz uma ganache de chocolate preto e uma quantidade pequena de chocolate branco, e com mais umas raspas dos dois tipos de chocolate ficou assim...




A primeira vez que fiz este bolo foi da maneira tradicional, pois foi na casa dos meus pais, desta vez como estava em casa foi com a bimby. Vou deixar as duas versões, para os vários elementos.

Ingredientes para o bolo:

100g de manteiga à temperatura ambiente
250g de farinha
100g chocolate preto, com o máximo de % de cacau possível (usei 70%)
200g de açúcar
2 ovos
1 colher chá de essência de baunilha (usei 1/2 colher de chá de baunilha Bourbon biológica em pó)
2 colheres chá de fermento para bolos
1/2 colher chá de bicarbonato
1/2 colher chá de sal
300 ml de leite

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Tradicional:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas.
Bata a manteiga com o açúcar durante 3 a 4 minutos.
Acrescente as gemas uma a uma, depois a baunilha e o chocolate derretido.
Peneire a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal para outra taça grande. Depois, de forma alternada, vá juntando a mistura de chocolate e o leite, mexendo até que fique uma massa homogénea.
Bata as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal e depois envolva-as cuidadosamente na massa. 

Bimby:
Deite a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal no copo; 4 seg+vel 5. Retire.
Coloque o chocolate no copo e triture com uns toques de turbo. Eu não triturei até ficar em pó. Retire.
Coloque a borboleta e bata os ovos inteiros com o açúcar: 5 min+temp 37º+vel 2½.
Programe mais 5 minutos, mas desta vez sem temperatura. 
Junte a manteiga, a baunilha e o chocolate: 2 min+ temp 50º+ vel 4.
Marque 2 min+vel 3 e vá introduzindo pelo bocal a farinha e o leite alternados.
Deite a massa numa forma previamente untada e polvilhada de farinha (usei uma de 26 cm) e leve ao forno por 30 minutos ou até que ao espetar um palito este saia seco. Deixe amornar em cima de uma grelha e depois desenforme.

Ingredientes para a ganache de chocolate preto: 

170g de natas
170g de chocolate de culinária
1/2 cholher de sopa de manteiga 

Tradicional:
Levar as natas ao lume numa panela pequena até começarem a ferver, retirar do lume e deitar o chocolate partido aos bocadinhos e a manteiga. Mexer bem, até o chocolate ficar bem derretido e a mistura ficar uniforme e lisa.

Bimby (receita retirada daqui):
Colocar as natas na bimby: 3 min+temp 70º+vel 3.
Partir o chocolate aos quadrados e colocar na bimby, esperar um pouco para ele amolecer e depois: 2 min+temp 37º+vel 4.
Colocar a manteiga: 15 seg+temp 37º+vel 4.



Ingredientes para a ganache de chocolate branco: 

30g de natas
50g de chocolate branco

Como a quantidade era muito pequena, fiz no micro-ondas. Coloquei as natas e coloquei 20 segundos na potência máxima (vi pela janela que já estava a ferver). Deitei o chocolate branco aos pedacinhos e mexi bem até ficar bem derretido. Convém deixar arrefecer até não estar muito líquida para aplicar.

Depois do bolo desenformado, usei um pincel de silicone para aplicar a ganache preta, de modo a fechar os poros do bolo. Depois verti uma quantidade suficiente para cobrir o bolo e com uma espátula espalhei de modo a ficar liso. Coloquei a ganache branca num saco plástico e cortei o bico do canto, de modo a obter um saco pasteleiro improvisado com um bico fininho. Fazer espirais na superfície do bolo e depois com a ponta de uma faca afiada "cortar" as espirais do centro do bolo para fora. Enfeitar os lados do bolo com raspas de chocolate branco e raspas de chocolate preto e colocar algumas no topo.



A quantidade das ganaches que fiz não foram usadas todas neste bolo. Sobrou metade de cada uma, que eu usei posteriormente no outro bolo de aniversário que fiz para o jantar.

Este bolo fica muito fofo, e apesar de usar um chocolate que muitas vezes não é apreciado, por ser mais amargo, não tenham medo, pois na verdade o resultado é um bolo que eu acho que está mesmo equilibrado em termos de doçura e que todos gostam...todos aqueles que realmente comem bolo!

2 comentários:

  1. Ficou tão lindo! :) É sempre uma delícia ver as sugestões que deixo no No Soup ganharem nova vida noutras cozinhas, e ainda por cima juntarem-se à festa nos dias especiais.
    :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, pelas suas simpáticas palavras e por todas as receitas muito boas que partilha no blog:) Já experimentei muitas e foram sempre muito apreciadas pela família! Beijinhos

      Eliminar